Una Mirada al Mundo Portugués

 

                                                                           

h facebook h twitter h pinterest

Este ano há iminente takeover

Escrito por  Helena César fts direitos reservados

O festival de cultura urbana ocupa o centro mais simbólico de Portugal e coloca em perspectiva o conceito de descentralização, realiza-se nos dias 14 e 15 de Outubro, no Terreiro do Paço, com entrada gratuita.

Dino d’Santiago, Pongo, Omar Souleyman, Pedro Mafama, Rita Vian, Soraia Ramos e Sam The Kid, todos com convidados especiais, são alguns dos nomes do cartaz.

Durante dois dias, o festival ocupa o centro de Lisboa com a edição Takeover, com o intuito de questionar a noção de margens no centro mais simbólico do país, com música, artes visuais, dança, desportos urbanos, projectos comunitários, conversas, gastronomia e muito mais. Criando pontes entre diferentes expressões da cultura urbana, o Iminente continua a proporcionar encontros em torno da criação artística, e da sua relação com a cidade, as suas comunidades e subculturas. Desta vez, no Terreiro do Paço, sobre o mote Descentralizar.

Neste Iminente Takeover, tanto na música que, como habitualmente, engloba géneros como o hip hop, rap, funk, pop e world music, como nas artes visuais e conversas, são explorados temas como a colaboração e a participação na construção de sociedades mais justas, representatividade e visibilidade, mas também mostra como a descentralização pode manifestar-se em vários aspectos do mundo, como geografias e fronteiras, estruturas sociais, económicas e políticas, de equidade e segregação, instituições culturais, e abordagens tecnológicas. Ao afastarmo-nos dos centros, podemos potenciar novos imaginários e promover novas possibilidades. Como podemos falar destas ideias no maior centro do país?

No campo das artes visuais, Descentralizar é também o ponto de partida das obras dos artistas presentes nesta edição. E se partimos do pressuposto de que não há margens, só centros? E se questionarmos a ideia binária centro versus margem e entendermos que, numa mesma cidade - ou sociedade - coexistem diversos centros? É sob essa perspectiva que o grupo de artistas visuais deste ano, escolhidos pelos Bairros com quem o Iminente trabalha, irá refletir nos trabalhos criados especialmente para o festival. Através das suas expressões criativas, poderão oferecer uma visão única, também contemplativa, sobre o potencial social e o impacto deste conceito.

Sendo também uma extensão do trabalho que artistas desenvolveram no âmbito da edição de 2023 do projecto Bairros ,Workshops Artísticos Comunitários Iminente a decorrer entre Junho e Outubro, nos bairros Alta de Lisboa, Rego, Vale de Alcântara e Vale de Chelas, os artistas Fiumani, Cássio Markowski, Vhils Studio, Márcio Carvalho e Dish trabalham o tema da Descentralização imbuídos dos estímulos que as comunidades lhes deram.

Segundo Carla Cardoso, “apesar de já tradicional na cena lisboeta, o festival Iminente nunca permanece igual: reinventa-se todos os anos com o intuito de promover edições singulares e surpreendentes. Desde 2016, já estivemos no Jardim Municipal de Oeiras, no Panorâmico de Monsanto, e na Matinha, em Marvila, e este ano, estaremos no Terreiro do Paço, local cada vez mais moldado pelo turismo, enquanto as comunidades locais e a cultura urbana estão progressivamente circunscritas a outros centros. Estamos muito contentes por fazer esta edição no coração de Lisboa, com entrada livre, contribuindo para o usufruto desse espaço por quem habita a cidade”.

A propósito dos 50 anos do 25 de Abril, no Iminente Takeover, será inaugurada a instalação Liberdade Iminente, um projecto de criação de uma instalação multidisciplinar que pretende evocar, à luz da contemporaneidade, a data da revolução. Os nomes convocados são: Ângela Ferreira, Piny e Scúru Fitchádu – artistas naturais ou com origens nas ex-colónias (Moçambique, Angola e Cabo Verde) para criarem em conjunto uma obra que evoca processos políticos de representação e visibilização para falar sobre a desco-lonização.

A paisagem do Iminente Takeover será ainda marcada por uma impressionante instalação coletiva composta por mais de sete dezenas de bandeiras feitas por mais de 70 artistas. Para este efeito, foi convidada uma lista de artistas próxima do Iminente desde a primeira edição como ±MaisMenos±, PichiAvo ou Tamara Alves, mas também artistas emergentes cujo trabalho já fez parte dos programas do IMINENTE como os Unidigrazz, Rita Ravasco ou Noah Zagalo.

Tudo isto em ambiente de festa, onde não vai faltar também um arraial. O Iminente volta a privilegiar o comércio de empreendedores dos bairros periféricos da zona de Lisboa. No Espaço Arraial, o público vai encontrar a melhor cachupa de Lisboa, as épicas chamuças da Alta de Lisboa ou o novo menu saudável do Bairro do Rego, entre outras iguarias.

Com curadoria e organização do Iminente, o Iminente Takeover tem a co-organização da Câmara Municipal de Lisboa. Para Carlos Moedas, presidente do município, “o festival Iminente é sempre um hino à criatividade e ao desafio de centenas de artistas, portugueses e internacionais, num estimulante olhar sobre a vida e as cidades. Nas suas múltiplas formas de expressão cultural, o Iminente reforça e assenta em valores fundamentais para a nossa sociedade e a relação entre as comunidades e os bairros da cidade. Estão assim de parabéns todos os que tornam possível mais uma edição do Iminente, este ano com destaque para o cenário único dos concertos que decorrem da nossa Praça do Comércio e que todos podem assistir de forma gratuita”.

PROGRAMA

ON STAGE
14 de Outubro
BDK, Branko, Dino D’Santiago & Convidado, Primero G, Juana na Rap, Loreta KBA, Mbye Ebrima, Batucadeiras das Olaias e Active Mess, Fado Bicha convida JUDAS e Rezmorah, Rita Vian, Sam the Kid convida Vludo Amaura, Orteum e Tom Freakin' Soyer, Soraia Ramos e Convidados.

15 de Outubro
Cachupa Psicadélica convida John Douglas e Landa, Família Gitana, Ferro Gaita, Omar Souleyman, Pedro Mafama convida Chico Montoya e Diego El Gavi, House of Pongo com Mosty, Titica, Jazzy, Miriam e Blind, Rome Streetz curated by Versus, T.W.A..

OFF STAGE
c’marie, Cássio Markowski, Dish, Fiumani, Liberdade Iminente: Ângela Ferreira, Piny e Scúru Fitchádu, Márcio Carvalho, Vhils.

INSTALAÇÃO COLETIVA DE BANDEIRAS
±MaisMenos±, Abdel Queta Tavares, Ana Aragão, Ana Rita António, André da Loba, Beatriz Brum,Blac Dwelle, Boris Chimp 504, Camila Nogueira, Cássio Markowsky, Catarina Glam, CAVER, Colectivo RUA, Creyz, Draw e Contra, Diogo “Gazella” Carvalho, Dish, Elleonor, ERROR-43, Fábio Colaço, EXAS, Fidel Évora, Fiumani, Francisco Vidal, Gil Ferrão, Gil Pereira, Guilherme Silva, Halfstudio, Herberto Smith, Inês Garcias, Inês tartaruga Água, João Fortuna, João Louro, Jorge Charrua, Mantraste, Márcio Carvalho, Mariana PtKS, Martinha Maia, Miguel Cardinho, Noah Zagalo, Nuno Viegas, Obey Sktr, Oficina Loba, Onun Trigueiros, Openfield, Pedro Gramaxo, Rappepa Bedju Tempo, Rita RA, Pedrita, Pedro Ventura Matos, Pedro Podre, PichiAvo, Sónia Balacó, Stephan Arte, Raquel Belli, Rita Ravasco, Sepher Awk, Thunders Crew, Tamara Alves, Tiago Hesp, Tiago Marinho, Umibaizurah, Unidigrazz, Youth, Verkron, Vhils.

Deja un comentario

Asegúrate de llenar la información requerida marcada con (*). No está permitido el Código HTML. Tu dirección de correo NO será publicada.

FaLang translation system by Faboba

Eventos