Una Mirada al Mundo Portugués

 

                                                                           

h facebook h twitter h pinterest

Queixas aumentam sobre o cartão de cidadão

Escrito por  yvette vieira ft direitos reservados

O Portal da Queixa detetou um aumento das reclamações dirigidas ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN).

Os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão lideram as reclamações registadas na maior rede social de consumidores de Portugal, verificando-se um aumento de 133% nos últimos 12 meses, face ao período homólogo.

Entre 12 maio de 2017 e 12 de maio de 2018, o Portal da Queixa recebeu 219 reclamações dirigidas ao IRN. Por seu turno, entre 12 de maio de 2018 e 12 de maio de 2019, constatou-se uma subida de 38% do número de queixas apresentadas, num total de 301 reclamações.

O aumento das reclamações é revelador da insatisfação dos consumidores e os casos reportados atestam o mau funcionamento do serviço. Só este ano, já existem 144 reclamações contra o IRN registadas no Portal da Queixa.

Entre as queixas apresentadas pelos utentes, destacam-se alguns casos que espelham o descontentamento e a indignação dos consumidores, mas também, evidenciam o mau funcionamento do serviço prestado pelos vários balcões do IRN, como Patricia Silva refere, “hoje estive em 3 locais para tentar fazer a renovação do cartão do cidadão e não consegui senha.”

Em Vizela, uma outra utente do IRN, Ester Sampaio, reclama porque "há um único colaborador para atender os contribuintes que vêm renovar o cartão do cidadão e levantar o mesmo. Após 5h de espera chegaram certa de 30 pessoas para levantar que passaram à frente dos outros que estavam lá há imenso tempo.”

Em ambos os períodos analisados pela equipa do Portal da Queixa, os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão e o mau atendimento, tendo em conta o elevado tempo de espera para atendimento ou ausência de resposta aos pedidos de informação, representam os principais motivos das queixas apresentadas.

A IRN ocupa, asssim, o último lugar do ranking dos Institutos Públicos, o que reflete a falta de resposta entre enre o serviço e o consumidor, uma vez que, a entidade pública apresenta um Índice de Satisfação de 6.3 em 100 e apresenta uma Taxa Solução e Resposta de apenas 4,0%, alusiva aos últimos 12 meses. Na ranking da categoria dos Institutos Públicos, o Instituto dos Registos e Notariado ocupa o último lugar.

Deja un comentario

Asegúrate de llenar la información requerida marcada con (*). No está permitido el Código HTML. Tu dirección de correo NO será publicada.

FaLang translation system by Faboba

Eventos