
No dia 21, quinta-feira, às 21h00, regressam as “Conversas à Quinta”, um momento em que o público pode tomar contacto mais de perto com artistas ou criadores que apresentam trabalhos no Cineteatro Louletano. Desta vez, os holofotes incidem sobre os impulsionadoresdo Projeto CASA. A conversa terá como protagonistas Dália Paulo e Paulo Silva (Cineteatro Louletano), Pedro Barreiro (O Espaço do Tempo) e Rui Torrinha (Centro Cultural Vila Flor). A entrada é gratuita.
De 22 a 30, o Cineteatro promove uma oficina de Dança, inserida no Festival de Artes Performativas Corpo de Hoje. A oficina será na aldeia da Tôr, em Loulé, mais concretamente na Ponte Medieval e as inscrições podem ser feitas através do email festival.corpodehoje@gmail.com e os participantes irão integrar a performance, no dia 30, no mesmo local.
A 23, às 19h00, no CECAL - Tempo das Artes, novo espetáculo integrado no Festival. “Dois Irmãos”, de Alex & Pedro Russo, é uma performance-instalação sobre a memória como motor daquilo que somos enquanto indivíduos. Alex e Pedro (os dois irmãos) partem numa viagem em busca da reconstrução da memória perdida de Alex, redescobrindo e questionando o seu posicionamento filosófico no mundo que os rodeia. A entrada é gratuita.
No dia seguinte, a 24, um grande concerto com a Orquestra de Jazz do Algarve, que não vem “sozinha”. A OJA traz à cabeça Jane Monheit, cantora de jazz norte-americana que estudou na Manhattan School of Music e que ganhou o prémio Thelonious Monk International Jazz Competition, um dos prémios de referência mundiais na área do Jazz. Como é hábito, a direção de orquestra está a cargo do trompetista Hugo Alves.
De 26 a 28 de setembro, há oficina de Teatro, ligada à peça que chega a Loulé a 28 de outubro, “Noite de Verão”. Esta será a primeira parte da oficina, com enfoque na área da dramaturgia. É direcionada para as escolas secundárias do concelho de Loulé, com o objetivo de que os jovens façam transparecer as suas aspirações e preocupações na peça, criada pelo Teatro Nova Europa.
A 28 de setembro, às 18h00, a Companhia Amarelo Silvestre apresenta “Migrar”, uma performance em trânsito por Loulé que encara o caminhar não só como ação estética, mas também política. Algo que nos permite andar ao acaso e ir pelo caminho errado, sendo espectador e protagonista do nosso centro, do nosso lugar. As inscrições podem ser feitas pelo email cinereservas@cm-loule.pt.
A 29 de setembro, o Cineteatro Louletano promove uma outra oficina pelo Teatro Nova Europa, desta vez não para estudantes, mas para público adulto interessado por teatro. A oficina “Critique” está dividida em três sessões, duas presenciais e uma online, em que o dramaturgo Luís Mestre partilhará o movimento de transformação do drama até à contemporaneidade, para depois dotar os participantes com ferramentas de análise crítica e teatral. Após o visionamento do espetáculo “Se eu fosse Nina” (a 29 de setembro), haverá uma sessão final na qual os participantes colocarão em prática os conceitos e ferramentas abordados.
Quase a fechar setembro: teatro, com o espetáculo “Se eu fosse Nina”, de Rita Calçada Bastos, com interpretação da atriz Carla Maciel. Através de um trabalho de escrita e dramaturgia, Rita Calçada Bastos estabelece um diálogo de suposições e conjeturas entre uma Nina roubada aos textos ”A Gaivota”, de Anton Tchekov e ”Os Apontamentos de Trigorin”, de Tennessee Williams, e o imaginário da própria atriz. “O que teria acontecido a Nina, se não tivesse ido viver para Moscovo, para um quarto de hotel entregue aos delírios da paixão por Trigorin?” A pergunta é o ponto de partida para um exercício a solo, no limite entre a ficção teatral e a realidade. “Se eu fosse Nina”, a 29 de setembro, pelas 21h00, contempla Audiodescrição, para pessoas cegas ou com baixa visão.
E no último dia do mês, o destaque vai para a dança, com a performance “Interferências vol.7”, de Ana Borges. Ana Borges abraça a relação da dança com espaços não convencionais, seguindo uma estética ligada aos movimentos de dança americana dos anos 60/70 do séc. XX, de coreógrafos como Trisha Brown e Yvonne Rainer, fazendo interagir dança e arquitetura, tendo associada a ideia de democratização do corpo e do espaço. “Interferências vol.7” será exibida no âmbito do festival, na Ponte Medieval da Tôr, em Loulé, a 30 de setembro pelas 19h00, com música ao vivo.
No dia 21, quinta-feira, às 21h00, regressam as “Conversas à Quinta”, um momento em que o público pode...
Exposição Galeria Atelier Ícone Esta mostra tem como principal objectivo apresentar o trabalho que...
Um mês recheado de ideias criativas com peças de teatro que nos fazem reflectir. Música para...
Este é o quarto vídeo de "Picos e Vales", o último álbum de Márcia, editado em 2022. Foi ao longo...
Uma coprodução do Centro Cultural Vila Flor com o Teatro das Figuras, o Teatro Municipal de...