A Look at the Portuguese World

 

h facebook h twitter h pinterest

MMI- Caravela de Vera Cruz& Festival Mareato

Caravela Vera Cruz volta ao Cais dos Bacalhoeiros

A Caravela Vera Cruz regressa ao Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, entre os dias 28 de junho e 7 de julho. No âmbito do Festival Mareato, a Câmara Municipal de Ílhavo vai proporcionar um treino de mar e vela a 48 jovens, distribuídos por quatro viagens na Caravela, entre Lisboa, Peniche e Gafanha da Nazaré.
As viagens são dirigidas a jovens entre os 14 e os 30 anos, residentes no Município de Ílhavo. Em cada viagem, a caravela leva 12 instruendos, distribuídos por intervalos de idade: entre os 14 e 18 anos, entre os 19 e os 24 anos, entre os 25 e os 30 anos. A seleção de instruendos é feita por ordem de entrada da inscrição, que pode ser feita através de preenchimento de formulário disponível no site da Câmara Municipal de Ílhavo.
A primeira viagem realiza-se no dia 27 de junho, entre Lisboa e Peniche com embarque às 9 horas; no dia seguinte, à mesma hora, arranca a segunda viagem, entre Peniche e Gafanha da Nazaré. O desembarque da terceira viagem está marcado para 7 de julho, às 17 horas, com partida na Gafanha da Nazaré, rumo a Peniche. A quarta e última viagem tem partida no dia 8 de julho, às 10 horas, em Peniche, atracando em Lisboa no dia seguinte. As viagens incluem dormida em beliche, alimentação e seguro de embarque, mas não incluem as deslocações dos participantes de e para o local onde a caravela estará aportada.
Sob a orientação de uma tripulação experiente, os instruendos têm a oportunidade de experimentar todos os aspetos associados à navegação do navio, desde içar as velas, ajudar nas manobras e ir ao leme.
As inscrições abrem no início da próxima semana, através do preenchimento de um formulário online, disponível no website do Município de Ílhavo.
Esta iniciativa visa fomentar a tradição marítima e incutir o gosto pelo mar junto dos mais jovens, permitindo uma memorável experiência, assim como uma breve instrução no treino de mar.
Durante a estadia, no Cais 12 do Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, a Caravela estará aberta a visitas (em data e horário a definir), e possibilitará duas saídas de cais, para 40 pessoas em cada saída.
Tripulada pela Aporvela (Associação Portuguesa de Treino de Vela), a Caravela Vera Cruz é uma réplica exata das antigas caravelas inventadas e usadas pelos portugueses, durante o período dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI. Esta embarcação foi construída no ano 2000 no estaleiro naval de Vila do Conde, no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Mareato volta e esta mais próximo dos jovens


O Mareato 2024 realiza-se de 27 a 30 de junho, na Costa Nova do Prado, numa edição, que, pela primeira vez, conta com a participação dos jovens na construção do programa, que inclui música, com os Karetus e DJ Hozho, stand up comedy, com Carlos Vidal Marques, atividades desportivas, uma "escape mission", "lasertag" e muito mais.
Este é um evento criado, sobretudo, para os jovens, pelo que a Câmara Municipal de Ílhavo reuniu com as associações de estudantes do Município de Ílhavo, para recolher sugestões para o programa do festival, de modo a ir ao encontro dos gostos desta faixa etária.
Uma das ideias foi a criação de uma zona de lounge e playground no relvado da Costa Nova do Prado, que, de 27 a 29 de junho, será o ponto de encontro de jovens, entre as 9h00 e as 19h00. Neste espaço haverá uma série de equipamentos insufláveis, que prometem muita diversão – uma parede de escalada, uma bola mecânica e matraquilhos humanos.
No primeiro dia, 27 de junho, no relvado da Costa Nova, há teqball, torneio de matraquilhos e aula de zumba. Na praia da Biarritz, no norte da Costa Nova, há wakeboard e stand up paddle. E, no Cais Criativo da Costa Nova, realiza-se uma sessão que mostra como assumir um estilo de vida mais saudável.
No dia seguinte, 28 de junho, continuam as atividades na água, com bóia puxada por barco, canoagem, na Praia da Biarritz, e vela, no Clube de Vela da Costa Nova. Já no relvado há uma sessão de "lasertag" e yoga.
Também no relvado, mas à noite, às 23h00, sobem ao palco, pela primeira vez no Município de Ílhavo, os "Karetus", uma dupla de música eletrónica, formada por André Reis e Carlos Silva – conhecidos pela indumentária inspirada no Carnaval de Podence e pelos espetáculos intensos, dentro e fora do país.
29 de junho é o dia de mais uma edição da Corrida Popular da Costa Nova do Prado, evento que inclui corrida de dez quilómetros, caminhada e corrida dos mais pequenos.
Às 23h00, no relvado, entra em palco o DJ Hozho, que entre uma vasta tour mundial (entre Londres, Amesterdão, Varsóvia, Nova Iorque, Buenos Aires), regressa a casa, no Município de Ílhavo, com o seu projeto "Melodark", um movimento artístico com uma mensagem emocional, motivacional e de superação, em que as belas melodias contrastam com a escuridão, muitas vezes numa batida techno minimalista.
No último dia, 30 de junho, realiza-se a Travessia da Ria a Nado / Aquatlo (inscrições esgotadas), com partida às 11h08, e, à tarde, há uma "Escape Mission" para resolver, no relvado da Costa Nova.
À noite, às 21h30, o Cais Criativo da Costa Nova recebe o espetáculo de stand up comedy, de Carlos Vidal (com lotação limitada), Humorista, médico, músico, vencedor da rubrica Speed Battle do programa "5 Para a Meia-Noite" da RTP e organizador do Risorius - Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha.
Também durante o Festival Mareato, a Caravela Vera Cruz regressa ao Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, permanecendo atracada entre 28 de junho e 7 de julho. A vinda da Caravela ao Município de Ílhavo inclui viagens de treino de mar, visitas e saídas de mar.
Todas as ações do Mareato são gratuitas e algumas estão sujeitas a inscrições. O programa completo e outras informações estão disponíveis no website da Câmara Municipal de Ílhavo.

PROGRAMA

27 – 29 JUNHO (QUINTA-SÁBADO)
Relvado da Costa Nova
9:00-19:00 Zona lounge e playground

27 JUNHO (QUINTA)

Relvado da Costa Nova
10:00-15:00 Teqball
15:00-18:00 Torneio de Matraquilhos *
18:30-19:30 Aula de Zumba

Praia da Biarritz - Costa Nova
10:00-12:00 – Wakeboard *
10:00-12:00 – Stand Up Paddle *

Cais Criativo Costa Nova
14:00-17:00 Jovem + Saudável

28 JUNHO (SEXTA)

Praia da Biarritz - Costa Nova
10:00-12:00 Boia puxada por barco *
10:00-12:00 Canoagem *

Clube de Vela da Costa Nova
15:00-17:00 Vela *

Relvado da Costa Nova
15:00-18:00 LaserTag *
18:30-19:30 Yoga
23:00 Concerto "KARETUS"

29 JUNHO (SÁBADO)

Relvado da Costa Nova
18:30 Caminhada Vagueira - Costa Nova do Prado
18:30 Corrida dos mais Pequenos
19:00 Corrida Popular da Costa Nova – 10 KM
23:00 "DJ HOZHO"

30 DE JUNHO (DOMINGO)

Relvado da Costa Nova
11:08 Travessia da Ria a Nado / Aquatlo
16:00 Escape Mission*

Cais Criativo Costa Nova
21:30 Stand Up Comedy "Carlos Vidal" (lotação limitada)

* Atividades gratuitas, sujeitas a inscrições – disponíveis em breve

28 JUNHO - 7 JULHO 2024
Caravela Vera Cruz no Cais dos Bacalhoeiros, Gafanha da Nazaré
Viagens de treino de mar, visitas ao público e saídas de mar

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos