O novo ano arranca com uma programação ousada, refrescante e inovadora, prepara-se para um ano cheio de emoções e excelentes espectáculos.
O Fado Funchal regressa ao Teatro Municipal Baltazar Dias e ao Auditório do Jardim Municipal
O Teatro Municipal Baltazar Dias (TMBD) e o Auditório do Jardim Municipal recebem a 5ª edição do Fado Funchal, entre os dias 18 e 21 de janeiro, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e do Savoy Signature.
Serão quatro dias a homenagear o Património Cultural e Imaterial da Humanidade, o Fado, contando com a presença de mais de 40 artistas, entre fadistas e músicos, resultando em oito concertos.
No dia 18, o Auditório do Jardim Municipal acolhe a Associação de Fado da Madeira, pelas 18 horas, que apresentará artistas mais jovens, que acarinham o Fado com as suas vozes, demonstrando que o Fado não tem idade e tem futuro e qualidade, e às 19 horas e 30 minutos, a Bia Caboz com o concerto “Graças, Anas e Amálias”, que será uma ode às mulheres, misturando canções autorais, com Ana Moura e Amália Rodrigues.
No dia 19, às 18 horas, sobe ao palco do Jardim Municipal, o Filipe Passos e o Xico Martins, com o objetivo de dar a conhecer e revitalizar o Fado Salão, quer a nível estético quer a nível musical e poético, através da valorização dos poetas insulares, e pelas 19 horas e 30 minutos, Mónica Pinto com “Fado Antigo”, pretendendo aproximar o mais possível a realidade musical fadista dos tempos antigos, utilizando a guitarra portuguesa e a viola de Fado, para o efeito.
No dia penúltimo dia, 20, pelas 18 horas, estarão no Auditório do Jardim Municipal, o Fado das Quinas, apresentando novos ritmos ligados à Espanha, interligando o flamenco ao fado, e às 19 horas e 30 minutos, a Susana Andrade, incorporando distintas influências musicais, tais como Jazz, Música Clássica e Música Popular. E, pelas 21 horas, o Jonas & Lander atuará no Teatro Municipal Baltazar Dias, um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música com nove performers, nomeadamente quatro bailarinos, quatro músicos e um fadista (bailarino).
E, finalmente, no último dia, 21, às 16 horas, o foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe a apresentação do livro “Severa 1820”, reunindo uma dezena de contributos que incidem sobre os três momentos fundacionais do fado enquanto canção de Lisboa. E na sala de espetáculos, o Ricardo Ribeiro, pelas 21 horas, um fadista, com lugar marcado nas casas de fado Marquês da Sé e Mesa de Frades.
A 5ª edição do Fado Funchal, é de entrada livre no Auditório do Jardim Municipal, sendo que o concerto do Jonas & Lander e do Ricardo Ribeiro, no Teatro Municipal Baltazar Dias, tem um custo de 7 euros e os bilhetes poderão ser adquiridos na bilheteira do TMBD ou online, na Ticketline.
Esta edição aposta na juventude e nos fadistas madeirenses, transmitindo os valores sociais, culturais e históricos, e homenageando a arte portuguesa e o património nacional.
Bolsas de Criação Artística
As candidaturas para as Bolsas de Criação Artística já estão abertas, até 30 de março.
Estas bolsas correspondem a um apoio financeiro anual para o desenvolvimento de projetos artísticos nas áreas das artes visuais, artes performativas e escrita.
O objetivo destas bolsas é contribuir para a consolidação da atividade de artistas provenientes de múltiplas disciplinas artísticas, de forma a que possam encontrar no Funchal um contexto propicio ao desenvolvimento da sua prática profissional.
Este ano cumpriram-se 10 anos no projecto Cadeira Amarela, e para marcar este marco vamos...
com 2023 à vista...Olhamos por cima do ombro para o ano que findou, numa caminhada em frente,...
O Centro Cultural Penedo da Saudade do Politécnico de Coimbra (CCPSPC) apresenta uma série de...
Janeiro traz também algumas residências artísticas, como é o caso de “Thy Brain”, de Maria...
O novo ano arranca com uma programação ousada, refrescante e inovadora, prepara-se para um ano...