A Look at the Portuguese World

 

h facebook h twitter h pinterest

Highlights of this edition

  • IRedescobrir cultura mediterrânica na língua e na mesa

    Redescobrir cultura mediterrânica na língua e na mesa

    A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) promove o Dia do Mediterrâneo com atividades, que decorrem no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, e no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, entre os dias 23 a 28 de Novembro. São seis dias de programação que contam com momentos de pleno usufruto e partilha do património cultural, c...Readmore

  • ISom riscado volta com mais música

    Som riscado volta com mais música

    É já este mês, a 24 de novembro, que regressa um dos festivais mais originais e alternativos no que à música, som e imagem diz respeito, a sul do país. O Festival vai decorrer em três espaços distintos, no Cineteatro Louletano, no Convento de Santo António e no Auditório do Solar da Música Nova, entre 24 e 28 de novembro...Readmore

  • IA fantasia capturada de dela marmy em tournée

    A fantasia capturada de dela marmy em tournée

    Dela Marmy apresenta, ao vivo, seu novo EP, em várias salas do país. O primeiro concerto acontece em Faro, na Associação Recreativa e Cultural de músicos, pelas 22.30. O projecto de Joana Sequeira Duarte, estreia-se ao vivo com “Captured Fantasy” é um momento muito desejado e motivo de sorriso largo, por, finalmente, se completar o ciclo nat...Readmore

Teatro Baltazar Dias-Programa Janeiro

O novo ano arranca com uma programação ousada, refrescante e inovadora, prepara-se para um ano cheio de emoções e excelentes espectáculos. 

 

O Fado Funchal regressa ao Teatro Municipal Baltazar Dias e ao Auditório do Jardim Municipal

O Teatro Municipal Baltazar Dias (TMBD) e o Auditório do Jardim Municipal recebem a 5ª edição do Fado Funchal, entre os dias 18 e 21 de janeiro, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e do Savoy Signature.

Serão quatro dias a homenagear o Património Cultural e Imaterial da Humanidade, o Fado, contando com a presença de mais de 40 artistas, entre fadistas e músicos, resultando em oito concertos.

No dia 18, o Auditório do Jardim Municipal acolhe a Associação de Fado da Madeira, pelas 18 horas, que apresentará artistas mais jovens, que acarinham o Fado com as suas vozes, demonstrando que o Fado não tem idade e tem futuro e qualidade, e às 19 horas e 30 minutos, a Bia Caboz com o concerto “Graças, Anas e Amálias”, que será uma ode às mulheres, misturando canções autorais, com Ana Moura e Amália Rodrigues.

No dia 19, às 18 horas, sobe ao palco do Jardim Municipal, o Filipe Passos e o Xico Martins, com o objetivo de dar a conhecer e revitalizar o Fado Salão, quer a nível estético quer a nível musical e poético, através da valorização dos poetas insulares, e pelas 19 horas e 30 minutos, Mónica Pinto com “Fado Antigo”, pretendendo aproximar o mais possível a realidade musical fadista dos tempos antigos, utilizando a guitarra portuguesa e a viola de Fado, para o efeito.

No dia penúltimo dia, 20, pelas 18 horas, estarão no Auditório do Jardim Municipal, o Fado das Quinas, apresentando novos ritmos ligados à Espanha, interligando o flamenco ao fado, e às 19 horas e 30 minutos, a Susana Andrade, incorporando distintas influências musicais, tais como Jazz, Música Clássica e Música Popular. E, pelas 21 horas, o Jonas & Lander atuará no Teatro Municipal Baltazar Dias, um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música com nove performers, nomeadamente quatro bailarinos, quatro músicos e um fadista (bailarino).

E, finalmente, no último dia, 21, às 16 horas, o foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe a apresentação do livro “Severa 1820”, reunindo uma dezena de contributos que incidem sobre os três momentos fundacionais do fado enquanto canção de Lisboa. E na sala de espetáculos, o Ricardo Ribeiro, pelas 21 horas, um fadista, com lugar marcado nas casas de fado Marquês da Sé e Mesa de Frades.

A 5ª edição do Fado Funchal, é de entrada livre no Auditório do Jardim Municipal, sendo que o concerto do Jonas & Lander e do Ricardo Ribeiro, no Teatro Municipal Baltazar Dias, tem um custo de 7 euros e os bilhetes poderão ser adquiridos na bilheteira do TMBD ou online, na Ticketline.

Esta edição aposta na juventude e nos fadistas madeirenses, transmitindo os valores sociais, culturais e históricos, e homenageando a arte portuguesa e o património nacional.

Bolsas de Criação Artística


As candidaturas para as Bolsas de Criação Artística já estão abertas, até 30 de março.
Estas bolsas correspondem a um apoio financeiro anual para o desenvolvimento de projetos artísticos nas áreas das artes visuais, artes performativas e escrita.

O objetivo destas bolsas é contribuir para a consolidação da atividade de artistas provenientes de múltiplas disciplinas artísticas, de forma a que possam encontrar no Funchal um contexto propicio ao desenvolvimento da sua prática profissional.

https://cultura.funchal.pt/bolsas-de-criacao-artistica/

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos