Tratam-se de quatro sugestões de leitura infantojuvenil, que abordam difierentes temáticas bem adultas, mas adaptadas aos leitores mais jovens.
O mural da história, com texto de Carolina Caldeira e ilustrações de Raquel Marques, é a reinterpretação moderna de várias histórias populares, com o objectivo de abater os estereótipos e valorizar mais as personagens femininas que habitam estas histórias.
A bordadeira de Rafaela Rodrigues, aborda um mundo que luta pela igualdade de género, as bordadeiras são exemplos de emancipação feminina, trabalhando fora de casa e sustentando-se e às suas famílias. Formam uma profissão centenária através da qual as mulheres ajudaram a construir a Madeira que conhecemos atualmente, mas que é muitas vezes esquecida.
Vírginia e o anel invisível de Conceição Freitas, fala de uma menina que vivia das serras de Santo António, sobranceiras à cidade do Funchal. Enquanto ela brincava e estudava, mal podia adivinhar que um dia iria encontrar um amigo muito especial que a ajudaria a enfrentar uma vida cheia de desafios. Assim se resume a obra infantojuvenil que apresenta a vida e a obra de Madre Virgínia.
Uma história do mar a serra com textos de Andreia Nascimento e ilustrações de Sofia Reis, é uma história composta por duas fábulas, reúne espécies animais nativas da Madeira, encontradas no meio da Laurissilva ou no litoral da ilha, que falam dos seus problemas e das suas preocupações.