A partir da recuperação da opereta escrita pelo compositor Augusto Machado em 1879, o Laboratório de Ópera Portuguesa (LOP), organiza uma semana evocativa da revolta popular que culmina com a estreia moderna desta opereta no Centro Cultural de Belém, no dia 12 de Novembro de 2023, às 17h00.
Maria da Fonte faz parte do nosso imaginário coletivo. Nesse imaginário, a mulher minhota é a heroína que, do termo norte de Portugal, impôs a sua vontade ao governo central de Lisboa.
Os manuscritos originais da opereta encontram-se atualmente na Biblioteca Nacional de Portugal. O trabalho de edição musical moderna é da responsabilidade do maestro João Paulo Santos, diretor musical do projeto.
Sabe-se que o libreto original foi escrito por Batalha Reis, Gervásio Lobato e João Francisco de Eça Leal. No entanto, nada se sabe do seu paradeiro. Ricardo Neves Neves, encenador do espetáculo, foi convidado a elaborar um libreto a partir das partes que constam da versão musical.
A opereta é uma comédia em 3 atos, escrita em português, e será interpretada por oito solistas, coro e orquestra. Na sua estreia moderna, está envolvido o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, bem como alguns dos mais reconhecidos solistas da atualidade: Cátia Moreso, Luís Rodrigues, Marco Alves dos Santos, Inês Simões, Eduarda Melo, André Henriques, João Merino e Tiago Matos.
A anteceder a esta estreia realiza-se uma semana que inclui um conjunto heterogéneo de iniciativas complementares ao espetáculo. A Semana Maria da Fonte promete ser uma experiência cultural inesquecível e uma oportunidade para refletir sobre temas tão atuais como os respeitantes às questões de género e da igualdade, entre outros. Apresenta um Mercado Minhoto no CCB e um ciclo de conferências votado ao papel multifuncional da mulher portuguesa no decurso da história.
A Semana Maria da Fonte é uma celebração da cultura e história de Portugal, enaltecendo a força e a determinação das mulheres.
Paínel Centro Interpretativo da Maria da Fonte, Póvoa de Lanhoso
SEMANA MARIA DA FONTE - 4 a 12 de Novembro de 2023
4 de Novembro de 2023, 16h00 - Centro Interpretativo da Maria da Fonte, Póvoa de Lanhoso
Abertura oficial da Semana Maria da Fonte
16h00 - Receção dos convidados pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso
16h15 - Breves palavras pelo Sr. Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Dr. André Moz Caldas
16h30 - Apresentação da semana da Maria da Fonte - Jenny Silvestre (Diretora do Lab)
16h45 - Comunicação “A Revolta da Maria da Fonte” - Paulo Freitas
17h05 - Comunicação “Francisco Teixeira de Queiroz” - Duarte Azinheira (administrador da Imprensa Nacional Casa da Moeda)
17h25 - Comunicação “A escrita da “nova muller” en Galicia: Rosalía de Castro como precursora do feminismo” - Maria López Sández (Universidade de Santiago de Compostela)
18h30 - Espectáculo pelo Grupo Cénico Povoense
5 de Novembro de 2023
Mercado mensal do CCB - integralmente composto por mostras de tradições e produtos de Póvoa de Lanhoso e Fafe. Ainda uma pequena mostra da CIM do Ave.
8 de Novembro a 12 de Novembro de 2023
Conferências “A Mulher portuguesa e a multifuncionalidade do seu papel no decurso da História”
Direção científica - Luísa Cymbron (CESEM - NOVA FCSH)
Convidadas extra académicas: Elizabete Matos (solista internacional de ópera), Paula Pedro (diretora da contrastaria da Imprensa Nacional Casa da Moeda), Inês Simões (diretora de comunicação da Ageas Portugal), Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Fafe, Marta Coutada (Secretária Executiva da CIM do Ave - Comunidade Intermunicipal da região do AVE), empresárias de diferentes domínios da atividade económica.
LOCAIS
Museu Nacional do Teatro e da Dança + Sala das Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa + CCB (sala ainda a designar)
PROGRAMA
12 de Novembro de 2023
17h00 Grande Auditório do CCB— Estreia moderna da opereta MARIA DA FONTE
14 de Novembro de 2023
10h30 Grande Auditório do CCB - Récita para escolas e pessoas mais velhas
Ambas récitas contam com Áudio Descrição (AD) e Tradução em Língua Gestual Portuguesa (LGP)
Sobre o Laboratório de Ópera Portuguesa
Declarado com relevante interesse cultural pelo Ministério da Cultura, o Laboratório de Ópera Portuguesa é um projeto que visa a recuperação do património operático de Portugal, contribuindo ativamente para a sua riqueza cultural e histórica. O projeto visa também promover a coesão territorial e a igualdade de género através da arte e da música.