A Look at the Portuguese World

 

h facebook h twitter h pinterest

O festival de telheiras esta de regresso

Written by  Ana Abrantes fts direitos reservados

Depois de duas edições em formato reduzido devido à pandemia, de 27 de Maio a 5 de Junho, o evento que enche de vida e movimento este bairro de Lisboa vai voltar ao seu formato habitual. Serão dias de partilha entre pessoas e instituições, e de celebração da identidade de Telheiras, abrindo as portas a toda a cidade.

As ruas, as organizações e comércio local acolhem concertos, oficinas, dança, cinema, sustentabilidade, atividades para toda a família e muito mais! São mais de 50 atividades, maioritariamente gratuitas, ao longo de uma semana que promete colocar Telheiras no centro da dinâmica cultural de Lisboa.

Nos dias 27, 28 e 29 de Maio a festa concentra-se, como de costume, no jardim de Telheiras, junto à saída do Metro.

O dia 27, sexta-feira, será especialmente dedicado à música, com concertos a partir das 19h00, terminando com uma Noite de Forró com o Espaço Baião, com aula aberta, baile com música ao vivo e DJ Set. Este dia marca também o regresso dos comes e bebes ao Festival, com o já tradicional porco no espeto.

No sábado, dia 28, teremos muitos atividades que são já uma tradição no nosso bairro: Feira da Tralha, do Artesanato e Comércio Local, propostas para pais e filhos, uma tarde com várias atuações de coros gratuitas e uma oportunidade única de conhecer algumas das entidades que trabalham no dia-a-dia para tornar Telheiras um bairro único no panorama da cidade. Tal como na véspera, terminamos o dia com música: três concertos ao ar livre, fechando a noite com o regresso dos Cassete Pirata aos palcos telheirenses.

Uma novidade chega no domingo, dia 29, o Festival Sabores do Mundo. No mesmo local dos dias anteriores, Telheiras recebe um Festival gastronómico com comidas de todo o mundo, representativas de várias comunidades residentes na cidade de Lisboa. Haverá também espaço para diversas atuações de dança e canto de diferentes culturas e uma Feira de artesanato do mundo.

Durante a semana, há palestras e workshops sobre saúde e bem estar, vamos acolher o Encontro Nacional do Banco de Tempo, teremos ensaios abertos de coros e danças no Lagar e terminamos com um fim-de-semana com teatro, palestras, workhops e passeios para toda a família, nos dias 4 e 5 de Junho.

No dia 3 de Junho, sexta-feira, o Arraial Telheiras Norte traz um cheirinho de Santos Populares ao nosso bairro, numa noite com comes e bebes, muita animação, stand-up comedy e uma Quiz Night ao ar livre. Por fim, destaque ainda para a área da sustentabilidade: ao longo de todo o Festival serão vários os momentos em que poderá conhecer vários projetos que trabalham diariamente para tornar Telheiras um bairro mais verde, como a Comunidade de Energia de Telheiras, o Grupo de Limpeza e Redução de Resíduos e o Parque Hortícola de Telheiras. O Festival de Telheiras é organizado pela Parceria Local de Telheiras e Junta de Freguesia do Lumiar.

Programa

27 Maio • Sexta-Feira

14:00 • 18:00 Ação de limpeza comunitária
Grupo de limpeza e redução de resíduos de telheiras
Antes do arranque das atividades do festival, várias organizações do bairro vão limpar as ruas do bairro!

Concertos
19:00 - Hugo Vasconcelos
20:00 - Rambler’s Parade
21:30 • 23:45 - Noite de forró com Espaço Baião

28 Maio • Sábado
10:00 • 19:00 - Feira da Tralha, Artesanato e Comércio Local

Concertos
19:00 João Sampayo
20:00 Arrústica
21:30 Cassete Pirata

29 Maio • Domingo

10:30 • 12:00 - Pedalar por um futuro mais sustentável - Percurso de bicicleta à volta de telheiras
10:00 • 18:00 - Feira de Artesanato
12:00 • 15:30 - Festival Gastronómico com bancas de comida do mundo: Índia, Japão, Eritreia, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Síria
13:20 • 15:30 - Mostra de músicas e danças do mundo:
Dança Bollywood com Prital Ashwin (Comunidade Hindu De Portugal)
Canções Ucranianas e Russas (Associação Sempre)
Actuação de Dança Indiana (Isha Artes)
Dança Oriental, Flamenco-Árabe e Flamenco (Diálogos: Arte Em Movimento)

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos