A Look at the Portuguese World

 

h facebook h twitter h pinterest

Prémios novos talentos 2019

Written by  Catarina da Fonseca ctz direitos reservados

É já no próximo dia 4 de maio, às 18h, na Casa da Música, que se ficará a conhecer o vencedor da segunda edição do Prémio Novos Talentos Ageas. Bernardo Pinhal e Sérgio de A , Ricardo Coelho e Luís Duarte Moreira são os finalistas.

Os finalistas foram os preferidos do público, que avaliaram a performance dos artistas candidatos em cada um dos 20 concertos realizados ao longo de 2018. O vencedor em 2019, será novamente escolhido pelo público presente na Casa da Música, através de boletim de voto, num concerto final marcado para o dia 4 de maio, onde estarão presentes os três finalistas.

O Prémio Novos Talentos Ageas tem como objetivo distinguir e incentivar o trabalho de jovens músicos com idade até 35 anos e de nacionalidade portuguesa ou com residência em Portugal, de todos os géneros musicais, nas áreas da criação, interpretação e/ou desempenho em palco, e promover projetos artísticos de reconhecida qualidade. Na edição de 2017, Horácio Ferreira foi o vencedor da primeira edição deste certame. O jovem clarinetista, que interpretou Grand Duo Concertant, de C. M. von Weber, e Shalom Aleichem, Rov Feidman, de B. Kovács, acompanhado pelo pianista Bernardo Soares, reuniu o maior número de votos do público.

Sobre os Finalistas

Bernardo Pinhal

Começou a tocar piano aos cinco anos. Terminada a licenciatura na ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, foi-lhe atribuída uma bolsa de estudos para a Escola Superior de Música Reina Sofía, em Madrid. Em 2016, concluiu o Mestrado em Performance, em Basileia, como bolseiro da Fundação Gulbenkian. Foi vencedor de vários concursos, destacando-se o Concurso Marília Rocha (2009), o Concurso Internacional do Fundão (2010) e o Concurso de Santa Cecília (2013). Obteve o 2º Prémio no Concurso Internacional de Piano de San Sebastián (2011), o prémio especial EMCY (European Union of Music Competitions for Youth) e o 2º prémio no Concurso Jovens Músicos, em 2014.

Sérgio de A

Licenciado pela ESMAE com a classificação máxima. Vencedor do Prémio Helena Sá e Costa, do Prémio Maria Campina e, mais tarde, do Prémio de Melhor Pianista Acompanhador do Concurso de Canto Rotary Club, Sérgio de A tem vindo a desenvolver uma atividade eclética como concertista, com presença em Portugal, Espanha, França, Itália, EUA e Rússia. Integrado em agrupamentos de música de câmara, participou em festivais como Appuntamenti de Roma ou Sons do Universo na Sala Rachmaninoff em Moscovo, bem como no Museu Gulbenkian ou na Casa da Música, entre outros.

Ricardo Coelho

Licenciado pela ESMAE em Vibraphone Jazz. Como performer, integra projetos de diferentes raízes, como MINA, Capicua, Diana Martínez & the Crib, EduMundo, Rui Vilhena & os Aliados, The Mantra of the pHat-Lotus, O Grilo e a Longifolia, Renato Mont Trio, e líder do seu próprio grupo, Ricardo Coelho Quartet. Colaborou com várias orquestras, entra as quais a Sinfónica Casa da Música e a Filarmonia das Beiras. Conquistou o 3.º lugar, categoria Combo Jazz, no Prémio Jovens Músicos 2016; a Menção Honrosa de Melhor Instrumentista na 11ª Festa do Jazz do São Luiz (2013); o 2º lugar na categoria vibrafone na 6ª edição da “Giornate della Percussione” (Itália, 2008) e o 1º lugar no concurso “Tum-pa-Tum-pa” (2007).

Luís Duarte Moreira

Licenciou-se pela ESMAE com a classificação máxima. Recebeu o 1º Prémio no Concurso “Terras de La Salette” nas categorias Júnior e Sénior, o 2º Prémio no Internationaler Instrumental wettbewerb Markneukirchen (Alemanha, 2016) e o 1º Prémio na categoria superior de Trompa no Prémio Jovens Músicos (2017). É membro fundador do Quinteto de Sopros Klaue, com o qual obteve o 2º Prémio no Prémio Jovens Músicos (2015), na categoria superior. Colabora com várias orquestras, como a Filarmonia das Beiras, Metropolitana, Gulbenkian, Sinfónica Casa da Música e Sinfónica da Galiza. Encontra-se a finalizar o Mestrado em Performance na Hochschule für Musik Hanns Eisler em Berlim, como bolseiro da Fundação Gulbenkian.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos