A Look at the Portuguese World

 

h facebook h twitter h pinterest

Crónicas de el rey d.sebastião

Written by 

No dia 6 de Novembro, às 18.00, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Através na Imprensa Académica, que tem como principais objectivos libertar das fronteiras das universidades o conhecimento que deve ser de todos a Associação Académica vai editar uma obra coordenada pelo Prof. António Brehm e comentada pelos historiadores Rui Carita e Cristina Trindade, "A CRÓNICA DE EL-REI D. SEBASTIÃO", da autoria de Miguel Pereira.

Trata-se do mais antigo relato, sobre a vida e o reinado de D. Sebastião, que chegou até nós, nunca publicado em livro, que recebe, nesta edição, o prefácio de Guilherme d’Oliveira Martins, antigo ministro e presidente do Tribunal de Contas.

Com a morte de D. Sebastião, em 1578, começa a ser edificado e difundido um mito, que se quer profético, sobre o seu retorno para salvação nacional. Desde o jesuíta António Vieira, até ao poeta Fernando Pessoa, muitos foram os intérpretes e articuladores da difusão do mito Sebástico.

A apresentação da obra quer-se como um espaço de diálogo e de reflexão, fugindo à tradicional prelecção sobre o autor e o livro, incluindo neste caso em particular os comentadores desta reedição. Pretende-se, essencialmente, um espaço de discussão livre sobre a actualidade, sobre o passado e o futuro procurando responder à questão: Precisamos ser salvos?

Na conversa, coordenada por Andreia Micaela Nascimento, participarão Violante Saramago Matos, Nélson veríssimo, José Martins Júnior, Nicolau Fernandes, Nuno Morna e Vera Duarte.

Sobre a obra

"A CRÓNICA DE EL-REI D. SEBASTIÃO" que agora se publica é um documento essencial para o conhecimento de um dos momentos mais complexos e dramáticos da história portuguesa. O códice número 477, da Biblioteca Nacional de Portugal, intitulado “Crónica de El Rei Dom Sebastião, Décimo Sexto Rei dos de Portugal na qual se contém, por maior, os sucessos do seu Reinado e vida”, da autoria de Miguel Pereira (1584), constitui o mais antigo relato, sobre a vida e o reinado de D. Sebastião, que chegou até nós. A Crónica corresponde a um roteiro essencial sobre um período histórico que melhor ficamos a conhecer – merecendo por isso uma especial atenção por parte dos estudiosos e do público em geral. O texto cobre 59 capítulos curtos, onde se referem os elementos mais significativos da vida do Rei Desejado, contendo um precioso conjunto de notas que lhe dão um especial sentido para a compreensão dos acontecimentos e da personalidade de D. Sebastião. Do autor pouco ou nada se sabe, exceto que quis escrever estes apontamentos, marcas indeléveis de uma vida curta que tinha de acabar numa tragédia, servindo assim de epítome daquele curto reinado.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

FaLang translation system by Faboba

Podcast

 

 

 

 

Eventos